
O inversor é o principal componente do sistema fotovoltaico. Ele converte a energia das placas (Corrente Contínua – CC) em energia para consumo ou injeção na rede (Corrente Alternada – CA).
Considerando a expansão do mercado solar e a crescente demanda por soluções que atendam a diferentes necessidades, surgiram os inversores híbridos.
A renomada marca alemã SMA, com mais de 40 anos de experiência, oferece em seu portfólio soluções inovadoras que atendem desde aplicações residenciais até projetos de grande escala, com inversores monofásicos, trifásicos, para baterias e híbridos.
Mas afinal, o que define um inversor como híbrido?
PRINCIPAIS DIFERENÇAS
No que diz respeito aos inversores, existem três tipos: os Fotovoltaicos, popularmente conhecidos como “Inversores On-Grid”, os de Baterias, popularmente conhecidos como “Inversores Off-Grid”e os Inversores Híbridos.
Os Inversores Fotovoltaicos certamente são os mais conhecidos, uma vez que estão no mercado há muito mais tempo, atendendo as linhas residenciais, sistemas comerciais até larga escala.
Os inversores convertem a energia captada pelos painéis solares, de corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA).
Essa corrente contínua é muito comum em baterias e pilhas, mas não é a utilizada em nossas casas ou indústrias.
Por isso, inversor de energia solar se torna necessário, sendo o responsável por transformar a corrente contínua em corrente alternada, que é a forma de energia usada em residências e indústrias, geralmente nas tensões de 220 V ou 380 V.
Exemplos de inversores SMA: Sunny Boy (monofásico), Sunny Tripower 50-40 (trifásico).

Os inversores de bateria integram sistemas de armazenamento à rede elétrica ou a sistemas off-grid.
Eles assumem importantes funções de gerenciamento de rede e garantem um fornecimento de energia confiável, além de serem a integração ideal de energias renováveis no fornecimento de energia.
A função de controlador de carga é embutida em inversores de bateria modernos. Eles dispensam a necessidade de um controlador adicional.
Estes inversores são capazes de converter as correntes CC e CA nos dois sentidos, para carga e descarga das baterias, conforme sua programação e as condições do sistema.
Exemplos de inversores SMA: Sunny Island 8.0H.

Por fim, os Inversores Híbridos, que são a fusão de um inversor fotovoltaico convencional com o de bateria.
Além de converter a energia entre CC e CA e gerenciar o armazenamento de energia em baterias, muitos inversores híbridos também oferecem recursos avançados de monitoramento e controle.
Entre as vantagens de um inversor híbrido, destaca-se o preço (um inversor híbrido tem custo menor que dois inversores – fotovoltaico e baterias – separados) e a possibilidade de carregar as baterias com o excedente fotovoltaico, conhecido como “clipping” que o inversor fotovoltaico tradicional não aproveita.
Exemplos de inversores SMA: Sunny Boy Smart Energy (monofásico), Sunny Tripower Smart Energy (trifásico).

O QUE CARACTERIZA UM INVERSOR HÍBRIDO?

O inversor híbrido tem entradas para painéis solares e baterias.
Dessa forma, ele se torna híbrido ao atuar simultaneamente como fonte de energia e como banco de baterias.
Ao operar como on-grid, o inversor se comporta como uma fonte de corrente, injetando a energia gerada pelos módulos fotovoltaicos.
Diferentemente, no modo de operação off-grid, o inversor atua com base nas baterias, podendo oferecer energia quando não há nenhuma outra fonte de energia, operando como se fosse um nobreak.
Além dos diferentes modos de funcionamento, os inversores híbridos, assim como os fotovoltaicos convencionais, podem ser monofásicos ou trifásicos, variando com a quantidade de fases que ele se conecta.
Utilizando o portfólio SMA como exemplo, o Sunny Boy Smart Energy que citamos acima, é um híbrido monofásico de 220 V, enquanto o Sunny Tripower Smart Energy é um trifásico de 380 V.
Para os híbridos monofásicos, seu destino é o de atender sistemas residenciais ou comerciais de pequeno porte e realizar suas funções normalmente, converter CC para CA e gerir a energia armazenada como backup.
Inversores híbridos trifásicos operam em sistemas de maior escala conectados à rede. Eles trabalham com altas potências por aparelho para reduzir a quantidade necessária.
SOLUÇÕES SMA PARA INVERSORES HÍBRIDOS

Posto o papel de um inversor híbrido, vamos falar sobre um interessante produto disponível no portfólio da SMA, que é o Sunny Boy Smart Energy.
Anunciado na Intersolar South America 2023 e disponível no mercado a partir de 2024, este foi o primeiro inversor híbrido da SMA no Brasil, com funções muito atrativas.
Conhecido por ser o inversor “2 em 1” da marca, ele integra toda a qualidade da SMA à Inteligência Artificial (IA), possibilitando um gerenciamento energético de forma automatizada de toda a residência.
O inversor armazena energia em baterias e recarrega carros elétricos.
O sistema usa a previsão do tempo e os dados do SMA Home Manager para gerenciar a energia.
Outros pontos interessantes são o baixo ruído do inversor e o sistema de resfriamento inteligente, o Opticool, uma das patentes disponíveis nos inversores da marca, o que dispensa o uso de ventoinhas no equipamento, fazendo deste modelo, mais silencioso, um diferencial interessante para sistemas com foco residencial.
Falando em patentes, não podemos deixar de mencionar a principal: o ShadeFix. Graças a essa tecnologia, sombras e sujeiras nos painéis fotovoltaicos deixam de ser um problema.
Outro ponto de destaque é a flexibilidade do Sunny Boy Smart Energy: com três MPPTs, alta capacidade de corrente e baixa tensão de início, ele pode operar com apenas dois painéis, o que permite começar a gerar energia mais cedo durante o dia e até os últimos raios solares disponíveis.
O inversor conta com uma saída de emergência de 3,6 kW.
A saída de emergência funciona como backup, mesmo sem baterias conectadas.
Ao contrário de outras marcas do mercado, o SBSE permite um sobredimensionamento de 100%, permitindo o carregamento das baterias a partir do clipping do sistema fotovoltaico, sendo compatível com as principais fabricantes globais.
EQUIPE IDEATEK

Nós, da Ideatek, somos Service Partner da SMA desde 2018, oferecendo serviços pós-venda da marca, incluindo suporte técnico especializado, análises e reparos em laboratório, visitas técnicas, projetos customizados com inversores SMA, importação de inversores e muito mais.
Se você ficou interessado em explorar as soluções de inversores híbridos da SMA ou precisa de orientação especializada, entre em contato conosco.
Estamos aqui para ajudá-lo a otimizar seu sistema de energia solar e atender às suas necessidades específicas!
Comercial Ideatek:
E-mail: vendas.sma@ideatek.com.br
