O Zero Grid (ou Zero Feed-In e Grid Zero) é uma solução compatível com todos os inversores da SMA. Neste texto, vamos explicar um pouco dos conceitos que se relacionam com essa temática, além de mostar alguma soluções da gigante alemã. Confira!
Limitação de Injeção na Rede
As instalações fotovoltaicas são dividas em dois grupos: On Grid e Off Grid, abordamos um pouco sobre as diferenças entre os dois no nosso texto sobre o projeto Quirinópolis, que no caso deste, trata-se de um sistema Off Grid.
Assim, “On Grid” significa que o sistema é ligado à rede elétrica e “Off Grid” o contrário, que o sistema não é ligado à rede, sendo um sistema isolado.
A grande diferença entre os dois é que no On Grid existe o “excedente”, ou seja, toda vez que a produção de energia é maior que o consumo, a diferença é injetada na distribuidora elétrica local.
O crédito será abatido em faturas posteriores ou utilizado em outros imóveis, estando no nome do mesmo proprietário.
No caso do Off Grid, é necessário que o sistema esteja equipado com inversor específico para baterias, no caso do exemplo, foram os inversores SMA Sunny Tripower Storage 60-10.
Mercado Livre de Energia
O mercado de energia no Brasil divide-se em dois grupos: Ambiente de Contratação Regulada (ACR) e Ambiente de Contratação Livre (ACL).
No Ambiente de Contratação Regulada, estão a maioria dos consumidores brasileiros, que dependem das concessionárias de energia locais, pagando uma fatura mensal, com os valores de proporcionais ao consumo e taxas e impostos adicionados.
Já no Ambiente de Contratação Livre, o chamado “Mercado Livre de Energia”, onde o cliente pode escolher o seu fornecedor de energia livremente e dessa forma, negociar os valores, prazos e a quantidade, proporcionando uma maior liberdade e conseguindo escapar da bandeira tarifária, por exemplo.
Os benefícios dessa modalidade são a autonomia do consumidor, com total liberdade para escolher o fornecedor desejado, economia na fatura e a possibilidade de realizar contratos flexíveis, com reajustes pré-definidos, sem nenhum tipo de aumento indesejado.
Destrinchando o tópico, chegamos aos autoprodutores, que como o nome sugere, são literalmente os que produzem sua própria energia e estes, necessitam estar associados ao Mercado Livre de energia.
Autoprodutores e sistemas Zero Grid
Nos autoprodutores, existe uma alternativa para economizar ainda mais e ter mais autonomia, que é o Zero Grid (ou Zero Feed-In).
Solução disponível para sistemas On Grid, o Zero Grid opera com um medidor de energia inteligente, que calcula o consumo do usuário e limita a produção de energia até esse valor, sem gerar nenhum excedente.
Caso o cliente possua um inversor de baterias, ele pode armazenar a energia não consumida em baterias como backup, sem injetar nada na rede elétrica.
Uma vez que os sistemas com solução Zero Grid não injetam energia na rede, eles também:
“[…] não participam do Sistema de Compensação de Energia Elétrica e consequentemente, não se enquadram como micro ou minigeração distribuída, nos termos da lei nº 14.300/2022”, conforme texto do Canal Solar, de setembro de 2023.
Assim, o responsável pela instalação deve entrar em contato com a distribuidora para que a instalação seja avaliada, garantido que não haverá injeção na rede. Caso haja algum tipo de injeção na rede elétrica, a concessionária pode taxar a instalação e exigir correções.
Soluções SMA para Zero Grid
O Zero Grid é compatível com todos os inversores da SMA, adicionando um Medidor de Energia (Energy Meter) ou um Gerenciador de Dados (Data Manager).
É de extrema importância verificar qual solução melhor se adequa a cada modelo de inversor SMA. Suponhamos que a planta consuma 100 kW, o medidor Energy Meter irá comunicar os demais aparelhos para que limitem a geração para 100 kW.
Portanto, essa limitação deve ocorrer em loop de comunicação fechado e constante, para que a geração acompanhe os valores de consumo do consumidor.
O Energy Meter se comunica com os equipamentos da planta e impede que gere energia excedente, não injetando na rede.
SUPORTE SMA
Atuamos como Service Partner da SMA desde 2018, na parte de pós-vendas, com o suporte técnico, trocas em garantia e reparos de equipamentos em laboratório. O nosso time de especialistas em SMA está a disposição no caso de quaisquer dúvidas, entre em contato conosco:
E-mail: sma-service@ideatek.com.br
Telefone / WhatsApp: +55 (11) 2376-3387