Os dias 18 e 19 de abril foram dedicados ao maior evento de energia solar do nordeste brasileiro: a Intersolar Summit Brasil Nordeste. Contando com mais de 500 congressistas e 40 palestrantes para o debate e fomentação de energia solar e renovável no Brasil. Com aproximadamente 3000 visitantes de todo o país, a conferência aconteceu no Centro de Eventos do Ceará, na cidade de Fortaleza.
Organizada pela gigante Solar Promotion GmbH, o grande foco da Intersolar Nordeste foi justamente trazer aprofundamento em informações, possibilitar o networking das grandes empresas do ramo, e de uma forma geral, expandir e fortalecer o setor fotovoltaico do Brasil.
A importância do evento
O início da Intersolar foi no ano de 1991, em uma cidade ao sul da Alemanha, chamada Pforzheim. Em seus primórdios, era baseado em um evento com duração de apenas um dia, com o mesmo intuito dos dias de hoje: promover o desenvolvimento da energia solar. No ano de 2000, a feira mudou para a cidade de Freiburg, e em 2008 para Munique.
Hoje, após 32 de história, está em todos os cantos do planeta, e é considerado o evento mais importante para a indústria solar. Importante ressaltar que a “Intersolar Summit”, refere-se aos eventos locais, que visam promover e movimentar o cenário das respectivas regiões, como foi o caso do Nordeste.
Não foi à toa que o congresso aconteceu no Ceará, existem motivos relevantes para isso: O Centro de Eventos do Ceará é o mais moderno da América Latina e o segundo maior do Brasil, dispondo de uma área de 76 mil m². E o estado é considerado um lugar muito favorável para a produção de energias renováveis, em relação ao clima e à sua localização geográfica.
O evento é de grande importância para o setor, tendo em vista que possibilita às empresas e representantes do ramo apresentarem seus respectivos portfólios e novidades, além das palestras e debates.
Dentre os assuntos debatidos estavam a modernização do setor elétrico, oportunidades para energia solar, Hidrogênio Verde e seu armazenamento, bem como as perspectivas da geração solar centralizada, e a atualização na lei 14.300, que aconteceu no começo do ano.
Novos produtos SMA
A SMA como gigante mundial do mercado de fotovoltaicos está sempre presente nas maiores feiras e eventos do ramo. Nesta última edição da Intersolar Summit Nordeste, a SMA participou expondo suas novidades e aproximando clientes e parceiros. Representando a Ideatek, estavam o diretor Rogério Mattos, e o comercial Matheus Bueno.
Aproveitando a oportunidade de expor algumas novidades no estande, foram exibidos os seguintes produtos que serão lançados nos próximos meses:
Inversor de baterias, na versão de 50kW, saída trifásica de 400V, ideal para aplicações comerciais e industriais dos clientes que buscam redução de consumo na Hora Ponta (Time of Use) ou redução dos picos de demanda (Peak Shaving).
Carregador veicular com 2x saídas de 22kW cada e opção para carregamento utilizando apenas energia solar, ou energia da rede.
Dispositivo de controle e monitoramento da planta que habilita aos usuários, o monitoramento pela plataforma EnnexOS, com visualização de diversas grandezas elétricas, gráficos e alterações de configuração.
Foi falado também sobre a nova linha de inversores monofásicos Sunny Boy, que estará disponível em breve, com um conceito de opção para inversor híbrido (fotovoltaico + baterias).
Esses dois dias de evento foram extremamente produtivos para os times Ideatek e SMA, estando mais uma vez unidos com intuito de promover a aproximação de clientes, distribuidores e sanar dúvidas.
A próxima Intersolar da América do Sul será no mês de agosto, nos dias 29, 30 e 31, na cidade de São Paulo, e Ideatek e SMA estarão mais uma vez marcando presença.