18mil quilômetros dividem o Brasil da China, mais especificamente as cidades de São Paulo e Xangai. Para chegar ao destino, é necessário encarar ao menos dois voos, normalmente o primeiro do Aeroporto de Guarulhos para Doha, no Qatar, em um percurso de 15 horas.
Outro voo de Doha para Xangai, China com mais 9 horas, além do deslocamento entre aeroporto e hotel, totalizando mais de 24 horas de viagem. A parte boa é que na parada em Doha, é possível sair do aeroporto e conhecer a cidade.
O esforço é recompensado quando se está presente em um dos maiores eventos do setor de energia solar fotovoltaica do mundo. Anualmente, a feira acontece na cidade de Xangai e entre muitas coisas, é conhecida por sua dimensão. Para se ter uma ideia, mais de três quilômetros separam a feira.
É necessário tempo para se adaptar à ideia de estar do outro lado do mundo e em uma cultura completamente diferente da ocidental. Por isso, houve um tempo de adaptação de nossa equipe até o início da feira, no dia 24 de maio. O evento teve 3 dias de duração, terminando em 26 de maio.
A importância da SNEC PV Power Expo
Também conhecida como Exposição e Conferência Internacional de Energia Fotovoltaica de Xangai, a SNEC PV Power Expo é uma das maiores feiras do setor fotovoltaico e atrai um público muito amplo.
Os expositores apresentam produtos e serviços referentes à energia solar e os visitantes do mundo inteiro, tem a oportunidade de explorar as últimas tendencias e avanços do setor e conhecer os principais players do mercado.
A variedade de produtos é muito grande, indo desde células solares, módulos fotovoltaicos, inversores, sistemas de montagem, materiais de revestimento a equipamentos de produção, entre outros.
O que acontece na feira
Os três dias de feira foram preenchidos de muita atividade e muito público. De acordo com dados levantados pelo jornal Estadão, mais de 300mil pessoas passaram pela feira, incluindo 3100 empresas e 95 países.
Entre as atividades, estão conferências, fóruns e seminários que tratam de vários tópicos relacionados ao setor da energia solar fotovoltaica, que por sua vez, geram debates e trocas de ideias entre os especialistas e profissionais do setor.
O público, como foi dito acima, é bastante diversificado, incluindo consultores, distribuidores, engenheiros, fabricantes, fornecedores, investidores, pesquisadores e representantes governamentais.
O mercado chinês no ramo fotovoltaico é bem semelhante ao resto do mundo, entretanto, com grande diversidade de fabricantes que entregam produtos similares e o que se sobressai é aquele que oferece os melhores acabamentos, qualidade e garantias.
A SNEC PV Power Expo, portanto, tem um papel fundamental na promoção e no desenvolvimento da indústria solar, dando espaço para empresas e profissionais compartilharem conhecimentos, exibirem produtos e principalmente, fortificarem a inovação no setor fotovoltaico.
A Ideatek na China
Essa é a primeira vez que a Ideatek participa do evento e para representar, estavam nosso diretor, Rogério Mattos e nosso gerente técnico, Damien Olazabal. Para Damien, a participação em uma feira dessa magnitude é bem interessante, “uma vez que possibilita presenciar todas as etapas do setor de energia solar juntos, em um mesmo lugar”.
Isso faz menção desde os fornecedores de matérias primas, máquinas de fabricar painéis, estruturas, acessórios, inversores, baterias e a lista segue.
Com essa variedade, a possiblidade de networking e parcerias é certeira, e esse é um dos motivos principais que as empresas visam estar presentes no evento, além de estar no epicentro das novidades do mundo fotovoltaico.
Damien ainda comenta um pouco dos destaques da feira, que em sua opinião foram os novos valores de eficiência de células fotovoltaicas, chegando até 25,7%, permitindo a construção ou fabricação de painéis fotovoltaicos de até 870 W.
Sobre as tecnologias de mercado, foi apresentado um novo Standard de tensão para painéis fotovoltaicos, levando a tensão máxima para 2000 V e novos sistemas de resfriamento por água para baterias.
Aproveitando a estadia oriental, nossa equipe deixou Xangai no último dia da SNEC PV Power Expo, no dia 26 de maio, e foram para Shenzhen. A viagem da China terminou no dia 29 de maio, voltando de Shenzhen para Xangai e fazendo o mesmo percurso de 24 horas, mas agora, voltando.
Para nosso time, a viagem de um modo geral foi bastante enriquecedora, tanto no quesito de conhecer a feira como de conhecer o país China. A cultura é rica, milenar e múltipla, com um destaque às filosofias como confucionismo e o taoísmo. E uma forte menção à culinária única.
Especificamente Xangai, é uma cidade hibrida, cheia de contrastes, tendo um misto de arquiteturas e culturas antigas com tecnologias de última geração. E foi notável como eles conservam valores tradicionais, como o respeito à família e às já mencionadas tradições.