FOTO: SMA Solar Technology AG
A Ideatek atua em parceria com a SMA desde o ano de 2015 e foi em 2018 que nos tornamos Service Partner da marca para, desta forma, realizarmos toda a parte de pós-venda, incluindo suporte técnico, importação e exportação de aparelhos, venda de acessórios e entre nossos serviços, a troca em garantia.
Oferecendo um suporte sólido e entregando a melhor experiência com os inversores SMA, realizamos o processo de RMA (Return Merchandise Authorization), baseado na logística reversa, com intuito de garantir que o cliente não fique longos períodos sem gerar energia.
O processo de RMA, ou seja, troca em garantia com a SMA e Ideatek, é dividido em sete passos, que explicamos neste artigo: Como funciona o procedimento de troca Ideatek e SMA (site.com) e neste vídeo: Processo de troca em garantia da SMA – Ideatek – YouTube.
De uma forma resumida, o primeiro passo é a abertura de chamado com nossa equipe de Suporte Técnico, que realiza uma coleta de todas as informações do aparelho defeituoso e escala para a fábrica da SMA.
Quando estiver em contato com nossa equipe de suporte técnico, é de suma importância estar com os seguintes equipamentos em mãos: notebook, cabos de rede RJ45, multímetro e ferramentas para o manuseio dos inversores, o que evita mais de uma visita ao local de instalação.
Há um prazo de até 48h para a análise de todas as informações do aparelho pelo fabricante e validação da garantia. Sendo positivo, nós, da Ideatek, encaminhamos as informações ao cliente do caso para alinhamento da documentação (Notas Fiscais e afins), até que chegamos na parte de logística.
Etapas da troca em garantia
Muito importante ressaltar que, após a aprovação técnica da fábrica, toda a documentação precisa estar correta para transporte dos aparelhos e por isso, o setor administrativo da Ideatek entra em contato com o cliente e agenda o dia e horário para a realização da troca física dos aparelhos, em que, como mencionado acima, é enviado um aparelho de REPOSIÇÃO e coletado o defeituoso.
Após agendamento do dia da troca, a transportadora envia o aparelho de reposição com um protocolo de aguardar até duas horas no local, com a finalidade de que o inversor defeituoso seja coletado no mesmo frete.
Aqui vale outra ressalva, para que o cliente se atente a este prazo de duas horas, pois se não for coletado, o equipamento pode ser devolvido em até 30 dias corridos, porém com o frete sob responsabilidade do responsável da instalação.
O período de duas horas serve para que possa ser verificada a necessidade do reaproveitamento de alguns acessórios do inversor original, como os DPS e/ou a tampa do inversor.
Aqui, deixamos dois importantes avisos: a maneira correta de retirar o aparelho da caixa e a tampa de transporte.
Primeiro, no momento de retirar o inversor da caixa, pedimos para que o cliente se atente a retirar o aparelho pela parte de cima, para não danificar a caixa, haja vista que ela será reutilizada para transportar o defeituoso de volta.
Segundo, é que o aparelho de reposição é enviado com uma “tampa de transporte”, que possui avisos em diferentes línguas. Esta tampa, tem o propósito apenas de transporte, por isso, ela pode apresentar alguns danos, mas ela é destinada apenas para isto.
Desta forma, o cliente necessita trocar a tampa, ou seja, remover a “tampa de transporte” e colocar ela no inversor defeituoso, que vai retornar com a transportadora. Esta troca de tampa, é realizada justamente para garantir que o aparelho original não sofra nenhum dano no transporte.
Exemplos de tampas de transportes, nos inversores Sunny Tripower STPXX000T-L30 e STP 50-40/50-41 (CORE1), que possuem alguns danos, conforme mencionado anteriormente.
Este é um procedimento realizado pela SMA mundialmente, que parte da premissa de não deixar a usina fotovoltaica do cliente por longos tempos sem gerar energia, o que garante que haja um inversor gerando enquanto o defeituoso é tratado com a fábrica.
É importante que todos os acessórios sejam removidos antes de o aparelho defeituoso ser exportado de volta para a Alemanha.
Principais componentes a serem substituídos
Além da tampa de transporte, existem outros componentes que necessitam de atenção. Vamos falar dos modelos de inversores que apresentam um maior número de acessórios reaproveitáveis, que são o Sunny Tripower 50-40 (CORE1) e o Sunny Tripower XX000TL-30.
SUNNY TRIPOWER 50-40 (CORE1)
No caso do inversor STP 50-40 / STP50-41 (ou CORE1), os componentes mais comuns a serem retirados são os DPS CA e CC, todavia, existem casos mais raros, onde pode ser necessário retirar os seguintes módulos opcionais: MD.SEN-40; MD.IO-40; MD.485-40; UMS_KIT-10.
DPS CA e CC, respectivamente
SUNNY TRIPOWER STPxx000TL-30
Este, possui um maior número de componentes para serem retirados, uma vez que existem algumas variações de lote com essa linha de inversores, que incluem: STP 15000TL / 20000TL e 25000TL-30.
Os itens mais comuns de serem removidos neste modelo são: o Módulo de Comunicação (SWDM-10), o Display (SB5GCOM) e/ou em casos mais específicos, os DPS CC.
Como este é um inversor que apresenta variações nos itens e isso pode gerar algum tipo de dúvida, possuímos um vídeo no YouTube onde nosso Analista de Suporte indica os itens a serem removidos e oferece dicas para a hora da troca em garantia.
Respectivamente, Módulo de Comunicação (SWDM-10) e o Display (SB5GCOM)
Em alguns casos, o inversor possui um “fake display” no lugar do display digital, que deve ser tratado da mesma forma.
Modelo STPXX000TL-30 com um “Fake Display”
Nossa equipe recomenda o cliente sempre verificar os itens. Existem casos mais raros, onde o inversor de reposição pode ir com mais de um item (por exemplo, o Módulo de Comunicação e o Fake Display) ou ir sem nenhum item, devido a variação dos lotes deste modelo.
Outros modelos
O processo de verificação dos acessórios se repete em outros modelos, como na nova linha Sunny Tripower X, na qual também é necessária a retirada dos DPS.
A tampa de transporte é um item a ser retirado também nos modelos PEAK1 (STP 60-10 e SHP75-10) e PEAK3 (SHP 100 / 150 / 172 / 180).
Modelos PEAK1 e PEAK3
O processo de troca em garantia (RMA), idealizado nos modelos Europeus de atuação, foi implantado por nós em 2018, onde foram necessárias algumas adaptações, tendo em vista as vastas dimensões continentais do Brasil, em comparação aos países da Europa.
Suporte SMA
Em caso de qualquer dúvida sobre os procedimentos explicados aqui, nossa equipe está à disposição, entre em contato:
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