O ano de 2023 está sendo bastante movimentado para a Ideatek; viagens dentro e fora do país, novos colaboradores, nova sede, planos de expansão, participação nas maiores feiras do setor fotovoltaico do Brasil e do mundo… E a lista segue.
Falamos recentemente sobre nossa estadia no continente asiático, a passagem pela SNEC PV Power Expo e a viagem à China de um modo geral. Agora, vamos para outro continente: Europa.
Ideatek na Europa
Dessa vez tivemos uma versão um pouco menor da viagem à China, foram dez horas de voo, o que continua sendo muito tempo, principalmente para àqueles que de fato ficaram as 10 horas sentados dentro de um avião.
À título de curiosidade, é um voo direto do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, para Frankfurt, na Alemanha. Após chegar na cidade, foi necessário pegar um trem até Munique, onde nossa equipe ficou instalada.
Nosso diretor, Rogério Mattos e nosso comercial, Matheus Bueno foram os protagonistas e mantiveram a equipe Ideatek por dentro das novidades. Para Matheus, essa foi a primeira oportunidade de ir ao exterior à trabalho, o que tornou essa viagem ainda mais especial.
Intersolar Europa
Aqui vale um contexto histórico; a feira Intersolar é um evento que existe há 32 anos, mas está na cidade de Munique desde 2008. Começou como um evento de apenas um dia de duração, até chegar nessa versão estendida de três dias.
Originalmente, o evento acontecia na cidade de Pforzheim, ao sul da Alemanha. Somente no ano de 2000, com as proporções que a feira vinha tomando, mudou-se para a cidade de Freiburg e depois, a já citada mudança para Munique.
Sendo sediada em Munique, na Alemanha, a Intersolar tem suas edições em menor escala, as chamadas Intersolar Summit, que são versões regionais da feira.
O direcionamento da viagem à Alemanha foi a participação na Intersolar Munich. Qualquer pessoa do setor fotovoltaico almeja estar presente na mais tradicional e talvez a maior feira do ramo.
Os dias 19, 20 e 21 de junho foram totalmente dedicados ao evento, que aconteceu no ICM (International Congress Center), um local com 7000m², com praticamente toda a sua extensão ocupada pela feira.
É indispensável relembrar aqui, o evento de abertura com a participação especial da SMA e os anúncios da linha 2024, que conta com inversores de bateria, híbridos e novos modelos fotovoltaicos.
De um modo geral, o setor fotovoltaico caminha cada vez mais para o armazenamento, sendo tanto para as baterias de lítio, veículos elétricos e/ou hidrogênio verde.
Foram muitas as novidades, mas que mais chamaram a atenção do nosso time foram os módulos com a tecnologia “Topcon”, prometendo ir além dos limites dos modelos que estão no mercado hoje em dia.
Sem falar na diversidade encontrada nos painéis solares, não só em relação às cores, mas também em relação à orientação. Atualmente existem painéis fabricados no ângulo de 90 graus, possibilitando o seu uso em cercas, faixada de prédios e modelos para uso em piso.
A SMA deixou sua marca pela já citada abertura do evento e por surpreender o público com os anúncios de um modelo híbrido monofásico, focado em sistemas residenciais e a integração dos medidores de energia com IoT e IA, sendo essa uma parceria com a Samsung, que possibilitará um gerenciamento energético avançadíssimo.
Prometendo assim, o lançamento de diversos modelos até 2024, com foco em sistemas híbridos e como já falamos, nos sistemas de armazenamento com baterias.
Participar em uma feira dessa magnitude, permite encontrar parceiros já conhecidos e fazer novos de todo o globo, indo de fabricante de baterias, painéis solares e até pessoas da própria SMA.
Além de estreitar e criar relações, estar na Intersolar Munich permite presenciar as novidades mais frescas do setor.
Visita à SMA
Três dias inteiros de participação na feira são bastante cansativos e dessa forma, Rogério e Matheus tiveram um tempo para se recompor e partir de trem para a cidade de Niestetal, onde está localizada a fábrica matriz da SMA.
O dia da visita de fato à SMA foi tão movimentado quanto a Intersolar, o que possibilitou nossa equipe encontrar importantes parceiros, como o Head de vendas da SMA sudamétrica, Miguel Orduz.
No tour pelas instalações da matriz, mais encontros com companheiros, dessa vez da TESVOLT América. Nesse passeio pela fábrica, foi possível ver o centro logístico, onde são enviados, recebidos e separados os pedidos de todo o mundo e conhecer a famosa Solar Academy, lugar onde são ministrados treinamentos presenciais e online da SMA.
Uma trajetória
Além da importância pessoal e profissional de se realizar uma viagem dessa proporção e conhecer a matriz da SMA, essa viagem é um marco na carreira do comercial Matheus Bueno, que como mencionado acima, fez sua primeira viagem ao exterior a trabalho.
Com a possiblidade de falar um pouco sobre esse momento, ele faz uma reflexão: “[…] uma jornada de até aqui, 3 anos e meio de muito desenvolvimento pessoal, profissional e principalmente, de aprendizado”.
Chegando na empresa em um momento pré-pandemia, em novembro de 2019, ele entrou como Analista Júnior do Suporte Técnico. Com uma rápida adaptação e dedicação, em julho de 2021, tornou-se Líder do Suporte Técnico.
Com mais disciplina e muito aprendizado, em setembro de 2022, fez a transição de setor, do suporte técnico para o comercial, que é cargo que ocupa atualmente.
A nova função de Supervisor Comercial, proporciona a realização de visitas, sempre com esse caráter comercial e de networking, à clientes e parceiros dentro e agora, fora do país.
Uma viagem à trabalho é de fato tão cansativo quanto trabalhar no escritório, mas oferece momentos de lazer também. Entre as idas e vindas, nossos Ideatekers puderam conhecer um pouco das cidades por onde passaram e ainda, provar alguns pratos alemães, como Currywurst, Esibein e degustar algumas cervejas locais.